Tendências SEO, tudo o que precisas saber
25/01/2023 - 12 minutos de leitura
Anos atrás, não era difícil conseguir que o seu website aparecesse nos resultados de pesquisa de topo sem muito esforço. Hoje em dia é uma tarefa muito trabalhosa! Existem cerca de 1,3 mil milhões de websites em linha. Este enorme número de websites competem entre si para serem o número um ou para aparecerem na página principal de pesquisa do Google. É por isso que SEO portanto, a otimização dos motores de busca são consideradas ferramentas essenciais.
O que é SEO?
Se chegou até aqui, já sabe que SEO ” Search Engine Optimisation” é um conjunto de técnicas cujo objetivo é otimizar a visibilidade e o posicionamento de um website nos motores de busca, sendo o Google o mais relevante a nível mundial.
As estratégias de SEO visam melhorar a posição do website no ranking das páginas de resultados de palavras-chave, razão pela qual é uma das estratégias de marketing online que consegue aumentar a visibilidade e aumentar o número de visitas que vêm dos motores de busca. Quer saber quais serão as tendências de SEO para este ano? Abaixo, vamos contar-lhe tudo sobre as ferramentas que deve ter em conta para se posicionar no Google e continuar a atrair cliques para o seu website.
Ferramentas essenciais para se manter atualizado com SEO
Na sua busca de melhoria contínua, o Google quer adaptar-se cada vez mais para resolver as consultas dos seus utilizadores o mais rápida e eficientemente possível.
- UX
A experiência do utilizador está a tornar-se cada vez mais importante e é a chave para melhorar o posicionamento de qualquer website. Para o motor de busca, UX está a tornar-se cada vez mais importante, ou seja, melhorar a experiência do utilizador, de modo que este fique satisfeito com o valor que está a ser fornecido e confie nos resultados obtidos. Um bom esforço de SEO deve concentrar-se em assegurar que os utilizadores de um sítio web gostem de navegar na web e que partilhem dados e informações numa base completamente voluntária, com o objetivo de também ser de interesse para os motores de busca e posicioná-lo melhor. Para o conseguir, deve ser dada muita atenção ao desempenho e rapidez da página, ao seu conteúdo (deve manter a qualidade e responder às necessidades do público), ao apoio visual, ao design e à segurança do sítio web, entre outras coisas.
Este é um princípio básico: para o Google, a qualidade é mais importante do que a quantidade. O conceito EAT contém os requisitos necessários para o posicionamento de um website de acordo com os quality raters do Google.
- Principio do EAT da Google
Especialização (experiência). Como a palavra indica, o conteúdo deve ser escrito por um perito no assunto e deve prová-lo, por exemplo, o autor de um post sobre um tema jurídico deve ser um perito em direito.
Autoridade. A Google avalia a autoridade do site e do autor com base na sua reputação. Para o Google é relevante que o autor seja mencionado noutra página web e seja, portanto, uma referência. Fidedignidade. Todos os textos no website devem ser dignos de confiança para os utilizadores que os leem. Quanto mais legítimo, transparente e exato for o conteúdo, maior será a fiabilidade.
Se quiser cumprir o princípio EAT do Google, os seus artigos devem ser de qualidade, originais e extensos. Deve cuidar da sua reputação e marca pessoal, ter um website seguro, cuidar do utilizador, receber mais críticas e trabalhar com especialistas.
- Core Web Vitals
Este é um algoritmo criado pela Google, sendo utilizado para medir a velocidade de carregamento das páginas web, a sua interatividade e a sua estabilidade.
- MUM
O Modelo Multitask United é utilizado para compreender as pesquisas dos utilizadores e a forma de as interpretar. Mas como é que o consegue? Graças à análise de textos, vídeos e imagens.
- Vídeos
Hoje, a ascensão de TikTok está a mudar a narrativa entre as principais redes sociais. Vídeos mais curtos e interativos que focalizem os comentários instantâneos dos utilizadores serão importantes. Tanto que dominarão a comunicação social digital durante os próximos anos. Muitos tentaram, mas parece que a aplicação consegue o que ninguém conseguiu até agora: concorrentes como o Facebook ou o Google estão a ficar ativos e defensivos. Por exemplo, na Instagram, uma rede famosa pela sua utilização de fotografias, o conteúdo que é dado mais visibilidade são os rolos, nascidos para competir com TikTok.
Este ano, a tendência vai aumentar ainda mais. Por conseguinte, incluir um vídeo no conteúdo das categorias ou artigos da web não só melhora a sua imagem, como também faz com que os utilizadores permaneçam mais tempo. Por conseguinte, esta questão afeta diretamente o posicionamento do seu website na Internet.
- Pesquisa por voz
Graças a Siri, Alexa ou Cortana, a pesquisa de voz tornou-se cada vez mais relevante nos últimos anos. Prevê-se que até 2022, mais de 55% dos lares terão um altifalante inteligente e utilizá-lo-ão em diferentes contextos, como, por exemplo para buscas rápidas e eficazes.
Por conseguinte, é aconselhável aprofundar e investigar este tipo de tecnologia. Como? Concentrando-se em palavras-chave. Ao contrário das pesquisas escritas, as pesquisas de voz tendem a ser mais extensas, por isso utilizam palavras-chave mais longas.
Posicionamento por clique orgânico vs pago
Atualmente, de acordo com StatCounter, entre a quota de mercado dos motores de busca na Internet, o Google tem uma quota de mercado de 91,38%. Além disso, o Google gasta milhares de milhões de dólares todos os anos para assegurar que o seu motor de busca seja instalado como opção padrão em navegadores e dispositivos móveis, o que assegura que outros motores de busca não tenham a vantagem competitiva. O Google aproveita esta situação e otimiza constantemente os seus recursos, razão pela qual hoje em dia é difícil encontrar, entre os primeiros resultados, aquelas páginas que só são posicionadas organicamente, muitos dos espaços reservados ao tráfego orgânico foram trocados por cliques pagos. Os resultados pagos parecem ser mais bem sucedidos. No entanto, há várias opções que são apresentadas como alternativa.
- CTR (clique através da taxa)
CTR é uma métrica que se refere à percentagem de pessoas que clicam num link, em comparação com o número de impressões que este link tem. Diz-lhe quantas pessoas clicam num link quando este passa em frente do seu ecrã.
Por exemplo, oCTR seria um cálculo como este:
– Número de impressões: 100.000.
– Pessoas que clicaram no seu resultado: 12,500.
– CTR: impressões / pessoas que clicaram = 12,5%.
- Palavras-chave de cauda longa
As long tail keywords são o que se conhece como palavras-chave de cauda longa. São palavras-chave que são uma combinação de várias palavras, são geralmente muito mais específicas do que palavras-chave em geral, e precisamente por isso, tendem a ter menos competição e um número menor de trechos e outras características.
- Foco no conteúdo da marca
O conteúdo da marca está a tornar-se cada vez mais importante, e hoje em dia é necessário trabalhar com outros meios de marketing digitais e offline para garantir o posicionamento de uma marca bem desenhada e com uma boa reputação.
- Se o Google oferece listas, tente estar nelas.
- Incentivar os cliques
Se não tem trechos em destaque, incentive os cliques. Desta forma, não ficarão apenas na página inicial do Google. Por exemplo: se tiver um snippet com “os 3 lugares a visitar na Galiza”, mude-o para “os 10 lugares a visitar na Galiza”, para que, se quiserem vê-los a todos, tenham de introduzir o seu conteúdo.
- Investir no tráfego orgânico
Assegure-se de investir agora no tráfego orgânico! No futuro, haverá opções mínimas, a maioria do tráfego será paga e o orgânico terá muito menos peso.
- Invista em On-SERP SEO
Melhore as suas descrições SEO do On-SERP. Por um lado, trabalhar bem em Rich Snippets e, por outro lado, criar perfis de diferentes redes sociais e páginas que podem aparecer nos motores de busca.
Como já dissemos, SEO é e será uma ferramenta crucial, SEO paga está lentamente a comer no mercado orgânico. Estamos perante uma oportunidade crucial de investir no mercado orgânico, não é tarde demais! Amanhã? Provavelmente, sim.
Etiquetas:marketing, marketing digital, posicionamento
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