Marketing online para millennials e centennials
17/12/2022 - 4 minutos de leituraMillennials parecia ser a geração de referência, o público alvo por excelência para estratégias de marketing online e publicidade em linha. No entanto, os anos passaram e a Geração Z começa a juntar-se à força de trabalho e a ter uma presença importante no mercado. Neste artigo falamos das principais características e diferenças entre estas gerações para poder concentrar a sua estratégia online no alvo que melhor lhe convier.
O que preciso de saber sobre milénios e centenários?
Os milenares são pessoas nascidas entre 1981 e 1995. Jovens entre os 25 e 40 anos de idade que viveram o início da digitalização, mas não são nativos digitais. Estão presentes em redes sociais e utilizam vários dispositivos em simultâneo. Muitos nascem em bons tempos económicos e a maioria tem educação superior e muda de emprego frequentemente.
A Geração Z são pessoas nascidas entre 1996 e 2012. Com menos de 24 anos de idade, nasceram com um computador ou telemóvel debaixo do braço. Têm uma relação muito mais fluida com a tecnologia e não viveram uma realidade sem a sua existência. São os mais ligados mas também os mais solitários, uma geração que comunica mais através dos meios digitais do que em pessoa. Nascem numa situação de crise económica e isto torna-os mais recetivos a gastar dinheiro em lazer ou diversão, são mais cautelosos com o dinheiro. São mais parcimoniosos e cautelosos.
Principais diferenças entre os Millennials e a Geração Z
O mais novo, a Geração Z, passa mais tempo online, até 10 horas, e não pode conceber uma realidade sem a Internet. Além disso, utilizam até cinco ecrãs de cada vez, enquanto os milenares tendem a utilizar um máximo de dois. Ambas as gerações têm uma forte presença em plataformas em linha e redes sociais, mas milenares utilizam-nas simultaneamente.
Instagram é a rede social mais utilizada por ambas as gerações, mas enquanto o Facebook e o Twitter ainda são importantes entre os milénios, os centenários preferem o Youtube ou o Tik Tok. Esta geração é muito participativa e gosta de criar conteúdos e interagir.
Novas estratégias de marketing em linha
Os comerciantes precisam de ter estes dados em conta para saberem como comunicar com cada geração e como criar conteúdos atrativos para eles. Temos de salientar que as compras milenares são mais frequentes e menos exigentes, embora ambos procurem produtos cada vez mais ecológicos e amigos do ambiente.
Os novos utilizadores da Internet tornaram-se mais seletivos e difíceis de surpreender. As estratégias antigas e a publicidade tradicional já não funcionam para eles. Mas eles têm grande confiança em influenciadores e criadores de conteúdos. O conteúdo de marca e o marketing de conteúdo poderiam ser o futuro das estratégias em linha destinadas à geração mais jovem. Publicidade e produtos adaptados aos gostos, interesses e necessidades de cada indivíduo que utiliza a Internet.
Etiquetas:Comunicação, estratégia de marketing, marketing, marketing digital, posicionamento, Redes Sociais, social media, transformação digital
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