5 dicas para aumentar o engagement nas redes sociais
02/02/2020 - 3 minutos de leituraAs redes sociais desempenham um papel primordial nas estratégias de marketing e comunicação das marcas. Hoje em dia, se não está presente nas redes sociais, não existe. Mas não basta ter perfis abertos e enviar mensagens aleatórias, tudo tem de ser baseado num estudo prévio.
A chave está em conhecer completamente o seu cliente, suas necessidades, preferências e preocupações, o seu ambiente e a concorrência. Esta etapa prévia é básico para escolher as redes socais apropriadas na hora de desenvolver uma estratégia.
Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram, cada rede possui os seus formatos e algoritmos e diferentes formas de engagement. Uma vez definidos os objetivos o trabalho passa por saber aproveitar o potencial de cada rede para conectar de forma mais eficiente com o público-alvo e establecer bases de uma relação sólida e duradoura. Em resumo, melhorar o engagement.
E isso é conseguido com um conteúdo de qualidade, medindo as ações e com mais conselhos que lhe mostramos abaixo.
O que é o engagement?
É o grau de desenvolvimento emocional que os utilizadores possuem com as marcas nas redes sociais. É, em suma, a capacidade de as empresas atraírem mais audiência. E como sabemos que estamos a fazer a coisa certa? Basicamente analizando o grau de envolvimento do público com as publicações. E como se consegue? Com estratégia, paciência e bom senso. Aqui vão algumas dicas:
Ouça os seus seguidores
Os utilizadores deixam pistas (retweets, gostos …) de tudo o que lhes interessa ou motiva, tanto em si como na sua concorrência. Quando algo funciona tente sempre ser o mais original possível e nunca entre na monotonia. Além de os ouvir, deverá prestar atenção a eles porque irá obter informações interessantes pelas quais poderá melhorar.
O formato ajuda
O cerebro processa 80% do que vê e 20% do que lê, então cuide da parte visual para potenciar a sua mensagem.
Adoramos videos curtos, aposte neles, mas sempre com criatividade e originalidade.
Atraia mas sem invadir trae
Recorra ao Inbound Marketing. O consumidor está cansado da publicidade óbvia, não tente utilizar mensagens diretas, e-mails de spam e chamadas. Aí corre o risco de desconectara sua audiência.
O conteúdo é rei, mas a rainha é a interação
Deverá sempre mentar estas variáveis a acima de tudo. O conteúdo deve ser original, coerente e adaptar-se as formulas que geram mais interação.
Humanize a marca
Antes de mais, simplicidade e mensagens próximas. Aproxime-se do seu público, que vibre e se divirta consigo.
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