Como a comunicação e o marketing podem salvá-lo em tempos de crise
01/04/2020 - 4 minutos de leitura
O impacto da pandemia do Coronavírus que estamos a enfrentar é enorme e está afetar a vários níveis que, ainda não conseguimos quantificar. No entanto, existem lições que já podemos extrair e práticas que as marcas devem implementar para não ficarem para trás num momento crítico como este.
O nosso contexto mudou e foi tão rápido que é normal que as empresas se sintam inseguras sobre como responder aos seus clientes e se elas podem contribuir com algo de valor nessa comunicação.
Comunique sim, mas com muito cuidado
A resposta é clara: precisamos nos comunicar, mas devemos fazê-lo com muito cuidado, porque os efeitos da comunicação são de longo prazo, que, se bem direcionados, permitirão gerar impressões duradouras que promovem a diferenciação significativa. Esta comunicação será feita com cautela, uma atenção especial será dada à mensagem, mas também ao setor e contexto em particular. O conteúdo é rei, hoje mais do que nunca.
Os consumidores, isolados nas suas residências, recebem as informações das empresas que atualizam o que fazem e como isso afetam o contexto do serviço e o relacionamento com os clientes. Além disso, esperamos que sua resposta seja rápida e multicanal . Mas isso não é tudo, também esperamos que as empresas sejam responsáveis por administrar a epidemia e os seus efeitos, ou seja, que sejam solidárias e se juntem ao esforço coletivo.
Ser digital ou não ser
Se a comunicação é vital neste cenário, como vimos, nem todas as empresas enfrentam as consequências desta pandemia nas mesmas condições. Muitas empresas estiveram paradas, veem os negócios online são vivos, bem como as vendas no comércio eletrónico que aumentaram coincidindo com o confinamento da população. Os serviços digitais e domésticos ou formação à distância, são alguns dos exemplos dos quais as marcas deram o passo em direção ao campo digital e, têm muito mais ferramentas para continuar a trabalhar, produzindo e vendendo numa uma situação como a de hoje. Sem mencionar aquelas empresas, como a nossa, com experiência em teletrabalho, onde a situação dificilmente mudou a dinâmica do trabalho.
Muitos de nós consideram que, em tempos de crise, surgem oportunidades para evoluir e levar a nossa empresa a novos níveis. Outros problemas virão, mas a partir dessa situação, devemos aprender algumas lições. Ser digital não é mais uma opção , as crises atuam como gatilhos das tendências que estavam estabelecidas. Portanto, fica claro que as empresas serão cada vez mais digitais, mais virtuais ou não o serão.
Está preparado? Se a resposta for não, talvez esta maldita epidemia e o tempo de quarentena e reflexão que ela está nos está a dar seja uma boa oportunidade para o marketing digital entrar (finalmente) na sua vida, no seu negócio.
Etiquetas:Comunicação, crise, marketing
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