Chaves para o sucesso do comércio eletrónico

14/09/2022 - 5 minutos de leitura
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Os últimos dois anos trouxeram grandes mudanças na forma como fazemos compras. É por isso que as empresas devem agora adaptar-se e criar e implementar estratégias conjuntas para todos os seus canais de venda possíveis. Já falámos de algumas dicas básicas para iniciar um comércio eletrónico, agora vamos falar de algumas dicas essenciais para ter sucesso com as suas vendas online.

Planear uma estratégia omnicanal

O design é fundamental para qualquer comércio eletrónico. É importante ter um sistema de navegação simples que também seja reativo. No entanto, as empresas precisam agora de considerar se a criação de uma aplicação se enquadraria no negócio, e o seu orçamento. Não se deve esquecer que hoje em dia a maioria dos clientes acede à Internet e às lojas online através de telemóveis em vez de computadores.

Uma loja online precisa de dedicação, tanto em termos de tempo como de investimento, tal como uma loja física. É por isso que um dos desafios do comércio eletrónico é implementar uma estratégia omnicanal, mas lembre-se que as suas vendas online requerem um plano de marketing digital para as impulsionar, um bom website, gestão de redes sociais, análise de resultados… para que cada cliente tenha uma experiência personalizada através dos diferentes canais.

Esteja atento aos seus concorrentes, mas não os imite.

Para se diferenciar do resto, é preciso saber como criar conteúdo original. Hoje em dia todos estão na Internet, e é por isso que deve fornecer algo diferente que atraia a atenção dos seus potenciais compradores, caso contrário será apenas mais um entre os seus concorrentes. É essencial que saiba definir bem a sua concorrência, com objetivos realizáveis e ir passo a passo, não olhe para uma multinacional como referência, caso contrário não quer ficar frustrado.

A sustentabilidade é tendência no comércio eletrónico

A pandemia despertou o interesse dos consumidores por hábitos sustentáveis. Isto levou a um aumento significativo do interesse em Recomendar, a compra, venda e aluguer de bens em segunda mão.

Esta tendência também tornou os consumidores mais conscientes do impacto do comércio em linha sobre o ambiente, que afetou a navegação, de modo que a navegação ecológica está a tornar-se cada vez mais prevalecente. No entanto, os consumidores continuam relutantes em pagar por tais serviços. Uma opção é que a empresa assuma estes custos, em troca de ser uma empresa comprometida com o ambiente.

Métodos de pagamento e envio simples e flexíveis

A compra é concluída quando o processo de pagamento estiver concluído, o que significa que o cliente pode recuar até ao último momento. É importante que o processo de pagamento no seu comércio eletrónico seja simples e seguro, ninguém dá os seus dados bancários se não estiver 100% confiante.Se deseja que o seu negócio online seja mais competitivo, deve ter um método de pagamento simples. As compras no mesmo dia e a expedição é uma modalidade que tem vindo a ganhar terreno, os consumidores também apreciam que sejam oferecidas múltiplas opções de expedição ou mesmo opções de recolha, tais como click&collect.

Saber e compreender que o mundo digital está em constante mudança é fundamental para a tomada de decisões estratégicas para o nosso negócio. É importante prestar atenção aos dados e informações sobre as tendências do comércio eletrónico que recebemos tanto dos nossos consumidores como dos especialistas, para que o seu negócio prospere e não fique preso no passado.

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