Aprende a escrever um caso de sucesso para a redação de SEO

14/07/2021 - 5 minutos de leitura

Incluímos uma história de sucesso no nosso website para atrair potenciais clientes interessados nos produtos ou serviços da nossa marca, pelo que é vital cuidar da redação SEO do nosso artigo e incluir algumas das palavras-chave para as quais queremos posicionar, previamente escolhidas num estudo de palavras-chave personalizado. Tentar colocar o nosso artigo na lista superior do Google por intuição não nos dará quaisquer resultados. Expliquemos o que é uma história de sucesso e porque deve escrever uma.

Já aconteceu a todos nós quando queremos comprar um novo produto ou contratar um serviço com o qual não temos experiência anterior, o que fazemos para garantir a nossa plena satisfação? Olhamos para as experiências de outros clientes e, se gostamos do que lemos, saltamos para a compra. O poder de uma história de sucesso reside precisamente no facto de, dando ao potencial cliente razões sólidas de que o produto ou serviço em que está interessado é a melhor alternativa, que é capaz de resolver os seus problemas e que a satisfação é mais do que garantida, mas tudo isto, através da experiência de um cliente anterior.

Agora que estamos esclarecidos sobre o que é uma história de sucesso, vamos explicar certas coisas que não devem faltar quando nos sentarmos para escrever. Deve pensar neste texto como uma história, com uma introdução, um desenvolvimento, um nó ou problema e um desnudamento. Vejamos!

  • Os nossos protagonistas. Cada história tem um ou mais protagonistas, neste caso, temos dois, a sua marca e o cliente. É interessante fornecer dados, quanto mais exactos for possível, melhor, mas sempre respeitando a privacidade da pessoa ou empresa para quem realizamos o trabalho. Se não puder revelar o nome, pode sempre mencionar o sector ou actividade da empresa.
  • O início da história. Agora que temos os protagonistas, é tempo de falar sobre o início da história. Deve fornecer informações sobre a origem do problema, a causa que levou o cliente a contactá-lo. Quanto mais explicar o ponto de partida, mais o potencial cliente que ler a sua história de sucesso será capaz de se identificar consigo. Os números em números inteiros, percentagens e estimativas são claramente bem-vindos, pois acrescentam veracidade a todo o artigo.
  • Metodologia de trabalho. É tempo de a sua marca agir, nesta secção deve detalhar como se adaptou à situação e como a canalizou ao longo do caminho para o sucesso. Detalhar passo a passo como foram tomadas as decisões estratégicas e foi apresentado um plano de acção para resolver os problemas do cliente. Explique em que consistiam as diferentes acções que levou a cabo e, o que é muito importante, os objetivos a alcançar.
  • Resultados. A campanha já terminou, tanto as acções como as estratégias mais do que cumpriram o seu objectivo, agora é tempo de apresentar os resultados obtidos. Se nas secções anteriores os números e as percentagens eram bem-vindos, aqui são essenciais. Os gráficos são também uma excelente ferramenta para mostrar num relance os resultados gratificantes da sua história de sucesso. É interessante destacar a evolução do cliente antes e depois de o conhecer, pois desta forma justificaremos o nosso trabalho e não há nada melhor do que um cliente satisfeito.

Agora que sabe tudo o que precisa de incluir na sua história de sucesso, tudo o que tem de fazer é sentar-se em frente ao computador e começar a escrever. Lembre-se de planear bem o que inclui em cada uma das secções que mencionámos, o texto deve ser claro e com uma redação SEO correta, cuidar da estética do seu artigo e acima de tudo escrever para que o potencial cliente se sinta refletido.

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