Ainda não possui um podcast na sua estratégia de marketing?

01/03/2020 - 3 minutos de leitura

podcast estratégia marketing

Numa época que os consumidores procuram experiências únicas, relacionamentos com as marcas e conteúdos de valor, os podcasts estão a ser cada vez mais utilizados para conectar com a audiência.

Um meio que não para de crescer

podcast, marketing digital

Existem numerosos estudos sobre o crescimentos dos ouvintes de podcast e, nos Estados Unidos existem alguns números impressionantes. Só na América do Norte existem cerca de 700.000 podcasts em mais de 100 idiomas. Em Espanha, 20% dos consumidores digitais afirmam ouvir podcasts como alternativa à música. Obviamente, não é uma percentagem muito elevada, mas a tendência de aumento ano após ano comprova-se.

O podcast já conquistou muitos consumidores de rádio, mas também conseguiu capturar um público que se distanciou desse meio de comunicação com a sua maneira ágil, direta e renovada de se comunicar. Ele conseguiu-se adaptar às plataformas de streaming e transmissão, ouve quantas vezes deseja e, só isso é um fator diferencial na temporalidade da rádio. Por esse motivo, ele poderá ser utilizado como estratégia de conteúdo em qualquer blog, website, empresa ou marca, mas como?

O podcast na sua estratégia

A maneira mais natural de adicionar um podcast a uma estratégia de conteúdos é a criação de um programa que os problemas relacionados com a marca sejam abordados de forma natural e fluida, mas que entretenham e atraiam os seus ouvintes.

Não sabe por conde começar? Reutilize! Para a seleção dos tópicos pode-se recorrer a antigos artigos do blog e transformá-los em episódios de podcast. A escrita pode ser utilizada como um script, mas renovando-a e tendo em consideração a mudança de tom e idioma.

Há muitos formatos que podem funcionar desde entrevistar convidados, diálogos, comentários, responder a perguntas de ouvintes e até narrativas de ficção cientifica.  Existem muitas maneiras de resolver os problemas, basta procurar a que melhor se encaixa.

Se o conteúdo e os responsáveis pela emissão forem capazes de captar a curiosidade do público, excelentes resultados poderão ser alcançados. Tudo o que necessita é de imaginação, originalidade, naturalidade, comprometimento e o desejo de se conectar com o seu potencial cliente.

 

 

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