Marketing Online: como melhorá-lo graças à Social Proof
14/11/2022 - 4 minutos de leitura
Imagina esta situação: quer ir a um novo restaurante, mas está indeciso entre três. A primeira tem 120 revisões e uma classificação média de 4,5, a segunda tem 30 revisões e uma 3,4 e a última tem 4 revisões e uma 0,8. Estamos bastante seguros de que escolheria a primeira opção, isto é por causa da Social Proof e neste artigo dizemos-lhe como tirar partido dela como parte da sua estratégia de marketing online.
Palavras que soam pior do que são
Este efeito chama-se Social Proof e embora possa não lhe parecer familiar, na realidade conhece-o perfeitamente bem. É um efeito psicológico que ocorre quando acreditamos que as decisões dos outros numa situação específica são boas ou corretas. Na ausência de certos conhecimentos, tendemos a agir como a maioria, assumindo que eles têm uma melhor compreensão da situação. Isto é algo como “seguir o rebanho” na nossa vida quotidiana e também no campo do marketing em linha.
A Social Proof no comércio eletrónico é essencial. Por exemplo, confiará certamente num website onde os clientes carregam fotografias do produto após a entrega nos comentários, em vez de um website onde só se vê uma análise positiva. As suas preferências como cliente devem estar de acordo com a forma como gere o seu negócio. Continue a ler para aprender sobre algumas estratégias de posicionamento Social Proof que pode utilizar no seu negócio online.
Marketing online e Social Proof, a relação perfeita
Existem inúmeras formas de implementar a Prova Social para melhorar o posicionamento do seu negócio. Vamos enumerar os mais comuns para que não perca nenhum deles:
- Recomendações de peritos. Ter a recomendação de um perito no sector pode ser o impulso para as suas necessidades de comércio eletrónico. Influenciadores movem grandes multidões e geram credibilidade e confiança.
- Marketing de influênciadores. Mesmo que não seja um perito no sector, uma pessoa com um certo impacto pode mover um grande grupo de utilizadores. Os influênciadores tornaram-se referências reais para muitas pessoas, pelo que uma boa recomendação pode gerar muita visibilidade.
- Partilhar é viver. Não importa se muitas pessoas falam bem da sua marca se esta não chegar aos seus potenciais clientes. Partilhe (sempre com permissão) testemunhos de clientes satisfeitos, uma vez que isto dará credibilidade à sua marca. Da mesma forma, pode encorajar os seus clientes a partilhar a sua opinião através de revisões e classificações.
- Os números falam volumes sobre a sua marca. Deverá partilhar quaisquer números que possam ser interessantes para os clientes atuais e potenciais. O número de subscrições, compras, prémios e distinções, comentários, críticas, etc. Afinal de contas, é bastante improvável que tantas pessoas estejam erradas.
- Reconhecimentos que valem ouro. Se a sua marca ou produto tiver algum reconhecimento, ou prémio que acrescente valor, divulgue-os. Isso significa que foi valorizado por peritos e que é o melhor numa classificação.
Conteúdo gerado pelo utilizador. Se um cliente mostrar como utiliza o seu produto nas suas redes sociais, partilhe-o nos seus perfis. Para além de dar credibilidade, fornecendo testemunhos reais, mostre o seu produto. O Social
Proof ajuda os seus potenciais clientes a tornarem-se consumidores da sua marca. Como é que o implementa no seu comércio eletrónico?
Etiquetas:posicionamento, social proof
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